Será que o meu negócio é franchisavel ??
Apesar do modelo de expansão em franchising ter grandes vantagens e valias, nem todos os negócios são passíveis de usar esse modelo. Existem algumas características que não se ajustam convenientemente ao modelo do franchising: Operações complexas, margens baixas, negócios novos sem experimentação, negócios que necessitem de muitos funcionários, negócios que sejam difíceis de acompanhar à distancia.
Por outro lado existem outras características que se ajustam perfeitamente ao modelo de expansão, desde logo: negócios com conceitos únicos, boas rentabilidades, negócios fáceis de operar, negócios de fácil duplicação, etc.
A decisão de expandir um negócio em franchising não deve ser tomada de animo leva, deverá mesmo ser acompanhada por consultores especialistas que o poderão ajudar a tomar melhor a decisão e a acompanha-lo no processo.
Se quiser ter uma ideia generalista sobre o potencial de expansão em franchising do seu negócio, no portal www.ptfranchising.com, poderá encontrar um teste que o pode ajudar.
Na análise de um negócio em franchising, gostaria de saber que questões colocar aos franchisados dessa rede?
Trata-se de um ponto importante e sensível na análise de uma rede. A forma como o franchisado vê o franchisador bem como o negócio que opera, deverão ajuda-lo no seu processo de decisão.
Importa também salientar que deverá fazer sempre uma boa ponderação daquilo que lhe é dito e apresentado, pois existem franchisados para aos quais tudo são rosas e outros que têm uma visão sempre pessimista e de insatisfação. O importante é perceber de uma forma geral como vai a motivação da rede.
• Como é que foi a formação? Foi-lhe útil para o negócio?
• O franchisador acorre às suas necessidades?
• Teve alguma despesa extra que não tivesse prevista?
• Descreva-me um dia típico para si?
• Teve algum problema que não tivesse antecipado?
• Os valores pagos para publicidade, reflectem-se em acções levadas a cabo pelo franchisador (nomeadamente publicidade, acções de dinamização de loja, etc.)?
• Já teve algum conflito com o franchisador?
• O seu negócio está a atingir os níveis de rentabilidade que previa?
• Sabendo o que sabe, faria o investimento se fosse hoje?
Tente também perceber como é que correu o processo desde a assinatura do contrato até à abertura da unidade. Perceba também se todas as promessas do franchisador foram cumpridas.
Jose Vieira Lopes - Managing Director Teamvision Franchise Services