Em qualquer negócio, mas em especial num negócio em franchising, é necessária uma boa experimentação do conceito. Para tal é fundamental a criação de uma unidade piloto.
É na unidade piloto que o franchisador deve testar todo o seu negócio por forma a garantir aos seus um know-how consistente e comprovado. Esta experimentação deverá decorrer por um período (preferencialmente) nunca inferior a 1 ano. É durante esta experimentação que será testada e adaptada toda a modelação operacional e processual do negócio, deverão ser testados os produtos, serviços, evolução, enfim tudo aquilo que esteja inerente ao funcionamento do negócio.
No caso de um Master, esta experimentação também é necessária, pois as realidades variam de mercado para mercado, e aquilo que funciona muito bem num outro país, poderá ter que sofrer alterações para funcionar no mercado português ( ou outro ). Assim torana-se bastante importante a abertura por parte do Master de uma unidade-piloto, para que assim este possa comprovar e adaptar o que for necessário.
Existem alguns casos em que o Master, depois da exploração inicial da unidade-piloto, passa a mesma para exploração de um franchisado. Tratando-se de uma unidade-piloto na mesma o Master acorda com o franchisado o poder continuar a testar e avaliar novas soluções para o negócio.
Jose Vieira Lopes - Managing Director Teamvision Franchise Services