Trata-se de um dos modelos mais comum de franchising. Neste modelo o franchisado vende produtos que adquire ao franchisador.
Assim é constituído uma rede de distribuição de produtos através de unidades franchisadas.
Estas unidades são normalmente copias das(s) unidade(s) piloto do franchisador, usando todo o know-how, imagem e marca deste, de forma a assegurar a rentabilidade das mesmas.
Neste modelo de franchising o franchisador assume-se como produtor e ou central de compras e os franchisados assumem o canal da distribuição.
Assim e no caso da produção o franchisador delineia uma colecção e trata da produção ou através de meios próprios ou através de outsourcing ( este modelo é usual na industria da moda ).
No caso de ser central de compras ( modelo usado na grande distribuição ex. Intermarche ), o franchisador escolhe a gama de produtos e através da central e garante o abastecimento das lojas.
Existem casos em que se conjugam também fornecedores recomendados / homologados , nestes casos o franchisador apresenta ao franchisado uma listagem com o fornecedores cujos artigos podem ter nas suas lojas.
Este modelo permite assim uma diminuição dos riscos para ambas as partes, permitindo uma mais rápida difusão da distribuição dos bens / produtos.
Jose Vieira Lopes - Managing Director Teamvision Franchise Services