Na análise financeira de um franchising deve contemplar-se os seguintes aspectos:
- Plano de Investimentos Iniciais - nele deverão ser incluídos todos os factores inerentes ao início da actividade: custos amortizáveis imobilizações corpóreas e incorpóreas, de carácter financeiro, existências, tesouraria, etc. Que quantidade de dinheiro será necessária para pôr em funcionamento o estabelecimento franchisado?
- Pessoal Necessário - este pressuposto resultará da estrutura, tanto administrativa, como de exploração necessária em cada um dos postos ou departamentos. Compreenderá ainda a previsão mensal de todos os custos laborais (retribuições, seguros, formação) nos quais será necessário incorrer.
- Plano Orçamental - com um detalhe mensal, este plano englobará todos os custos e investimentos de exploração do negócio: custos de vendas, custos pessoal, compras, custos gerais e administrativos, custos e activos amortizáveis, custos financeiros, impostos, etc..
- Custos e Proveitos - indicará a evolução das vendas, resultado bruto, resultado de exploração, resultado antes de juros e impostos e resultado líquido. Em suma, esta conta fornecerá a informação respeitante à rentabilidade do negócio como consequência da actividade desenvolvida durante um determinado período. Que resultados se obterão durante os próximos anos?
- Balanço - Facultar-nos-á informação a respeito da situação patrimonial, investimentos e fontes de financiamento da empresa num determinado momento. A sua comparação mensal permitirá analisar a evolução da mesma ao longo do exercício económico. Deverá acompanhar-se de uma análise de evolução de rácios de balanço (solvência, rentabilidade financeira, rotação do investimento, etc.).
- Cash Flow - O estado da tesouraria permitirá o conhecimento da disponibilidade financeira efectiva ou realizável a curto prazo e necessária para fazer frente às obrigações de pagamento, bem como demonstrar se o negócio será capaz de gerar excedentes de tesouraria. É especialmente importante a análise do cash flow antes de iniciar a actividade, já que o mesmo determinará a necessidade de capital circulante gerada pela incapacidade inicial do negócio e, em consequência, criação de fundos suficientes para colmatar as despesas iniciais.
Jose Vieira Lopes - Managing Director Teamvision Franchise Services