PTfranchising.com
Artigos sobre Franchising

A pessoa certa para o negócio certo

Além das características específicas do tipo de negócio, salientam-se um número de características que se podem considerar essenciais para que o potencial franchisado seja bem sucedido no processo de selecção. Estas características podem ser divididas nas seguintes categorias:
- Saúde;
- Recursos Financeiros;
- Experiência;
- Competência;
- Capacidade de Gestão;
- Independência;
- Integridade;
- Compatibilidade.
Ao olharmos para as diferentes estatísticas disponíveis sobre o franchising, concluímos que a grande maioria dos franchisados trabalham muito e têm uma vida desafogada. Trabalho intenso implica stress e tensão, pelo que o franchisado terá de ser capaz de lidar com o stress e as pressões que daí advém.
Dependendo, também, da natureza do franchising, pode estar envolvida actividade física interna, pelo que um franchisado necessita assim de ser saudável física e psicologicamente para ser capaz de aguentar o stress e as pressões do seu negócio.
Uma das principais razões pela qual as empresas entram no franchising é o grande valor que dão ao facto dos franchisados serem mais eficientes no negócio, pois estão envolvidos num negócio próprio e não são apenas gerentes. Logo, aos franchisadores não agradará a situação de um franchisado que esteja sempre ausente do negócio por motivos de saúde.
O facto de um franchisado não ter tido experiência prévia na área do negócio em que esteja interessado é visto pela maioria dos franchisadores como um factor positivo pois permite que a formação do franchisado seja mais fácil. De facto, há muitos franchisadores que excluem interessados que tenham tido anteriormente experiência nessa área, pois querem que o franchisado faça as coisas da maneira que o franchisador lhes vai transmitir e não da maneira em que este aprendeu noutro lado.
Uma das características mais difíceis de determinar é o grau de independência que um franchisado deverá possuir. É ideia aceite pelos franchisadores, que os franchisados deverão ter um grau de independência para que possam ser bem sucedidos. As qualidades que os franchisadores procuram são as de alguém que seja capaz de seguir orientações, mas também de conservar um certo grau de independência que lhe permita ser activo, motivado, inovador, retirando daí vantagens, não só para si, mas também para outros dentro da rede de franchising da qual ele é membro.

Jose Vieira Lopes - Managing Director Teamvision Franchise Services