O que são os manuais operativos do franchising ?
Os manuais de sistema são documentos elaborados a partir da experiência adquirida pelo Franchisador, onde se descrevem de forma padronizada os elementos necessários à prática uniforme relativa aos logotipos e outros elementos de identificação da marca, funcionamento dos equipamentos, formas de atendimento, sistema uniforme de procedimento de queixas e reclamações, sistemas de facturação, gestão de stocks, etc.
Os manuais constituem os elementos básicos que permitem a formatação e duplicação do modelo pré-definido, através da padronização das operações para que estas se tornem facilmente transmissíveis. O Franchisado deve seguir o modelo do negócio do Franchisador, implementando todos os procedimentos já testados e desenvolvidos. Nestes manuais estão descritos os elementos básicos que permitem a duplicação do modelo de negócio pré-definido pelo Franchisador e com êxito comprovado nas unidades próprias.
Os manuais de uma rede de franchising são um elemento fulcral, para a correcta duplicação do negócio do Franchisador e sucesso da rede de franchisados. Estes manuais são a base da formação inicial efectuada a novos franchisados e deverão ser seguidos por toda a rede. No entanto, não existem manuais estáticos devendo estes ser encarados como um elemento dinâmico, com constante actualização em função de alterações internas ou externas da rede a cada momento
Jose Vieira Lopes - Managing Director Teamvision Franchise Services