Atualmente, existe uma enorme diversidade de conceitos, modelos e segmentos de negócio que adotaram uma estratégia de expansão através do franchising. Este meio tem vindo a ser cada vez mais dinamizado e popularizado entre as empresas, no entanto, é necessário que, antes de partir para este modelo de negócio, seja efetuada uma análise de franqueabilidade que permita verificar se realmente existem condições para adotar este sistema. Realizar uma análise de franqueabilidade, permite determinar se um modelo de negócio é replicável nos moldes do franchising e se existem condições internas e externas para o fazer.
Nesta análise devem ser considerados diversos detalhes da empresa como a imagem, a consolidação no mercado, o sucesso atual do negócio, a operacionalização, a rentabilização e os fatores diferenciais e vantagens competitivas do mesmo, em relação à concorrência e ao mercado. Esta metodologia permite detalhar quais os riscos e oportunidades, permitindo traçar um ou mais modelos de franchising estratégicos correspondente à análise efetuada.
Para além dos aspetos anteriormente mencionados, esta análise também deve conter estudos sobre o público-alvo (e quais as suas características), do mercado de atuação e demais concorrentes e por fim, devem ser apresentadas as conclusões do estudo que poderão ser diversas, tais como: incapacidade de replicar o negócio, possibilidade de “franchisar” adaptando o modelo de negócio para que o mesmo cumpra os requisitos necessários para a expansão em franchising e ainda, a possibilidade integral de converter o modelo de negócio em franchising.
Em resumo, a análise de franqueabilidade é um método fundamental para gerar uma maior percepção sobre o negócio e sobre a possibilidade do mesmo ser replicável, não detendo, contudo, riscos que possam vir a comprometer o negócio atual ou os futuros investidores. Este método permite fazer um planeamento estratégico que abrange toda a operacionalização atual e futura do modelo de negócio e traçar quais os possíveis modelos de franchising que serão aplicados.
A decisão de expandir um negócio em franchising deve ser tomada de forma responsável e fundamentada e para tal, deverá existir um acompanhamento por parte de consultores especializados que serão elementos fundamentais para a melhor tomada de decisão e de aconselhamento, ao longo de todo o processo.
Helena Domingues - Consultora Teamvision
Helena Domingues