PTfranchising.com
Artigos sobre Franchising

ALGUNS CUIDADOS A TER NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

A estratégia de marketing on-line não deve ser descurada e dissociada da estratégia global da sua empresa, mas há cada vez mais cuidados que deverá ter na sua elaboração.

 A constante evolução dos suportes e da comunicação, levou a que a internet, tal como a conhecemos hoje, seja um ambiente que nos permite e possibilita desenvolver ações impensáveis noutros tempos e cada vez mais criativas.
  
 Os custos relativamente reduzidos e o cada vez mais fácil acesso da sociedade aos meios digitais, fez com que as redes sociais sejam um meio pelo qual as organizações facilmente optem no momento de comunicar com os seus diferentes clientes, assumindo um papel importante no marketing empresarial.
  
 Todavia, não é somente comunicar que é importante, comunicar de forma objetiva e assertiva é, isso sim, vital. Para que isto aconteça, devemos ter alguns cuidados, nomeadamente:
  
1. Criar conteúdo relevante para o target
 A web é um mundo infinito de informação e, como tal, é cada vez mais uma tarefa árdua captar e reter a atenção dos utilizadores.
 Não nos interessa produzir informação se o nosso target não tem qualquer interesse no mesmo. Devemos sim conhecer e dominar a nossa audiência para que possamos oferecer os conteúdos que estes querem.
 Devemos partilhar dicas referentes aos nossos produtos ou serviços, falar de tendências e partilhar experiências ou testemunhos, para que seja possível criar uma lista própria de seguidores.
  
2. Cumpra o que anuncia
 Parece uma regra básica, mas a verdade é que muitas organizações prometem e empolam o que fazem e o que podem realmente fazer ou cumprir.
 Quando a organização não cumpre com aquilo que é a expectativa criada no cliente, há uma quebra imediata de confiança entre as partes. O problema pode ser levado ao ponto de não ter solução e a relação com esse cliente não terá mais resolução, com prejuízo ainda da má comunicação e reputação que o feedback desse cliente poderá gerar.
 Atente a sua oferta e a exposição que faz da mesma. Faça uma correta gestão de expectativas junto do cliente, já que a satisfação deste está relacionada com isso mesmo.
  
3. Defina bem a sua estratégia
 Todas as ações de marketing devem ter objetivos concretos nas ações das redes sociais. Desta forma, estabeleça de forma quantificada os seus objetivos e os meios para atingir os mesmos.
 Os resultados que pretendemos só serão atingidos quando temos uma estratégia bem definida, em função do tempo de execução e dos objetivos a atingir.
  
4. Muito cuidado com a forma como gere as reclamações
 Mesmo que não seja nossa intenção, eventualmente podemos deparar-nos com uma situação desagradável. Quanto isto acontece devemos estar totalmente preparados para gerir uma eventual reclamação.
 Devemos estar acautelados e emocionalmente preparados. Uma má gestão de reclamação pode destruir muito trabalho e toda a nossa estratégia de marketing.
 Devemos ter presente que, hoje em dia, os erros que cometemos se espalham a toda a velocidade pela internet, pelo que é fulcral atentar com cuidado em qualquer processo de reclamação.
  
5. Seja autêntico e aumente o espectro dos meios que utiliza
 Na web, o conteúdo que publicamos diz muito sobre aquilo que somos. Os conteúdos que produzimos e que partilhamos devem ser sinceros, transparentes e idóneos.
 A nossa estratégia não deve estar resumida à web e ao digital. Temos um leque tão vasto de opções para comunicar a nossa empresa e a nossa marca que, bem utilizados, poderão melhorar os resultados da nossa aposta na web.
  
 
João Ferreira - Manager [email protected], 31/07/2015
- See more at: http://www.vidaeconomica.pt/vida-economica-1/publicacoes-9/edicao-num-1600-do-vida-economica-de-31072015/opiniao/alguns-cuidados-ter-na-sua-estrategia-de-marketing-digital#sthash.HddJ4NxY.dpuf

João Ferreira