PTfranchising.com
Entrevistas

Entrevista com Dra. Paula Lopes e Dr. Hugo Vilas Boas, Directores executivos da Plano B

19-12-2011

Como define a actividade do Plano B?

A Plano B é um conceito inovador e próximo das actuais tendências do mercado

imobiliário, já que direcciona a sua intervenção para os diferentes interessados no

processo de arrendamento: proprietários e inquilinos. O sucesso da mediação en-

tre os vários intervenientes está na gestão do arrendamento, conceito que permite

monitorizar todo o processo sem que isso represente um encargo adicional para os

interessados. A Plano B vem inovar e renovar os serviços imobiliários, na intervenção para os diferentes interessados noprocesso de arrendamento: proprietários e inquilinos.

 

A PlanoB criou duas formas de implementação a nível nacional

1 - Agência de Mediação imobiliária vocacionada em arrendamento e gestão de arrendamento

2 - Agência de gestão de arrendamento habitacional e comercial

 O sucesso da marca e do formato de negócio entre os vários intervenientes está na gestão do arrendamento, conceito que permite monitorizar todo o processo sem que isso represente um encargo adicional para os interessados.

 

A Plano B surge numa altura em que o arrendamento é uma forte tendência no mercado imobiliário, tendo em conta que o contexto actual de crise reduz cada vez mais as estatísticas de compra e venda de imóveis.

 

Que serviços disponibiliza esta empresa? Qual a sua fonte de valor?

 Embora assuma a configuração de uma agência imobiliária, a Plano B vai muito para além dos serviços convencionais.

 A criação de serviços de gestão de arrendamento desenvolve soluções tanto para inquilinos como proprietários, fazendo convergir os serviços na satisfação de ambos.

Os franchisados irão disponibilizar aos seus clientes, serviços de apoio durante a vigência dos contratos de arrendamento de uma forma ágil e eficiente proporcionado pelas parcerias protocoladas em assessoria jurídica, seguros, obras e reparações, limpeza, pinturas, gestão de renda, entre outras.

 O facto de funcionar em regime de franchising permite aplicar a experiência e os conhecimentos a toda a rede e aumentar exponencialmente as alternativas apresentadas, já que a cobertura nacional resulta na angariação de inúmeros parceiros.

 

A quem se dirige?

A Plano B foi criada a pensar em todos nós.

Todos nós precisamos de uma habitação, e todas as empresas precisam de um espaço para desenvolver a sua actividade.

O mercado imobiliário estagnou no âmbito de concretização de compra e venda devido às restrições da banca e á dificuldade no acesso ao crédito.

O arrendamento tornou-se a alternativa, á semelhança de todos os outros países da União Europeia onde há longos anos o arrendamento é a primeira opção. Portugal, está numa fase de adaptação desta nova realidade e nesse sentido a nossa empresa torna-se o plano B na vida de todos nós.

 

Qual a estratégia para Portugal da Plano B ?

Temos definido como objectivo para 2012 a abertura de 9 Unidades no primeiro semestre e 11 unidades no segundo.Conforme referido a Plano-B tem por objectivo crescer de forma sustentada e responsável, criando os suportes necessários ao crescimento das unidades franchisadas. A cobertura do território nacional e ilhas faz parte do plano de desenvolvimento da marca, mas não através de abertura de agências de forma desenfreada, mas sim, desenvolvendo um plano de recrutamento intensivo de agentes, pois para nós as pessoas são o principal activo de qualquer organização. Todos os nossos Gestores de Rede sabem o quão vital é manter uma força de vendas altamente motivada e formada, para o sucesso da Marca.

Segundo a nossa previsão de facturação mensal de cada unidade franchisada (20uni. no 1 ano) estimamos um Volume de negócios total de 2,3Milhões de Euros. Sendo que atingiremos um volume de facturação na Rede ao fim de 3 anos (100Uni. no 3 ano) de cerca de 73Milhões Euros.

A Administração da Plano-B Portugal acredita que aliado a este montante transaccionado em Portugal, serão transaccionados cerca de 1 Milhão de Euros( 1 Ano) e 5Milhões de Euros( nos primeiros  3 Anos) através da nossa rede de parcerias, onde a nossa organização preferencialmente escolhe empresas de Capitais Nacionais de forma a contribuir para um crescimento da economia Nacional.

 

Têm zonas estratégicas onde gostariam de implementar a marca?

O nosso plano de expansão estava focado inicialmente nos grandes centros urbanos, onde a procura de arrendamento para particulares e empresas tem vindo a crescer.Mas atendendo à crescente procura por parte de empresários de vários ramos e diferentes zonas do nosso país, estamos a fazer estudos de mercado abrangendo todo o território nacional, de forma a quantificarmos a necessidade de abertura de novas agências em zonas que inicialmente não consideravamos abrir novas unidades durante o ano 2012.

 

Qual o perfil do franchisado que procuram?

Empresário com e sem experiência no mercado Imobiliário e com abertura de espirito para fazer o Refresh tão necessário nesta nova realidade. Será um ano de mudança de estratégia, da forma de pensar e detrabalhar.– Através de um programa de Formação Integrada formamos todos os nossos Franchisados. Antes da abertura da agência e durante a vigência dos contratos as equipas têm acesso a formação gratuita ministrada pela própria Rede e Formadores especializados.

 

Que apoio dão aos vossos franchisados?

O nosso pack Inicial de franchising oferece ao franchisado o acompanhamento na preparação da abertura da agência através de uma equipa especializada constituída por Arquitectos e Engenheiros, que darão o apoio necessário desde a elaboração do projecto de arquitectura, acompanhamento de obras, decoração do Front Office, decoração da montra, elementos decorativos corporativos, kit standard estacionário.

- Apoio burocrático para obtenção do alvará de mediação.

- Formação inicial dos procedimentos operacionais da Plano B

- Formação continua e cursos nas áreas comercial e de marketing, gestão de agência, sistemas informáticos, técnicas de vendas, entre outros.

 

Quais são os objectivos a longo prazo?

O objectivo da Plano B Portugal passa por abrir cem unidades franchisadas durante os primeiros 3 anos e assim ser líder em quota de mercado no território nacional. Este objectivo surgiu naturalmente pela experiência que possuímos. O mercado de arrendamento existe e é real a necessidade de intervenção na relação entre os diferentes players. Deste modo, queremos assumir a Plano B como a primeira e única rede de dimensão nacional dedicada ao arrendamento e aos serviços de gestão de arrendamento.

 

Entrevista Exclusiva do portal PTfranchising.com