22-02-2013
Trata-se da 1ª edição da Feira do Empreendedorismo e Inovação. Como surgiu a ideia e quais os principais objectivos na sua organização?
A Associação de Empreendedores de Angola tem na sua génese que o empreendedorismo deve ser entendido como um dos motores económicos do País, senão o mais importante. O principal objectivo desta organização é de contribuir para o desenvolvimento económico de Angola, não só apostando na formação e qualificação de quadros mas também na capacitação empresarial, oferecendo as ferramentas e instrumentos necessários para tal. Acreditamos que, através da educação, da implementação de princípios éticos empresariais, da certificação, é possível criar em cada jovem ou cidadão a capacidade de empreender, explorar as oportunidades de enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação. Acreditamos que uma intervenção eficaz junto das escolas, universidades, institutos técnico profissionais, empresas e outras organizações e sempre com o objectivo de promoção do emprego, criação de novos negócios ou desenvolvimento de outros já existentes, estimula a actividade empreendedora da população. São estes os principais objectivos da Ser Empreendedor.
Quais são os destinatários da Feira do Empreendedorismo e Inovação que decorrerá em Luanda?
Empreendedores por conta própria que pretendem iniciar, ampliar, actualizar, internacionalizar e promover os seus negócios, ou ainda aceder a todo um conjunto de potenciais parceiros, produtos e serviços, empreendedores por conta de outrem que pretendem aceder a um conjunto de ferramentas para a evolução na sua carreira, empresas franchisadoras que ofereçam negócios "chave na mão", devidamente formatados, estudantes do ensino superior e técnico profissional que procuram oportunidades de negócio, formação e emprego, universidades, escolas, institutos politécnicos. Estes são os destinatários do evento.
O que pode um visitante encontrar neste evento?
O empreendedorismo é multisectorial. Teremos empresas e instituições de vários sectores de actividade. Depende do que o visitante procura. Se procura informação sobre como iniciar um negócio, como fazer um plano de investimento, como recorrer a um financiamento bancário, como manter a sustentabilidade na sua empresa, estão presentes as empresas de consultoria e formação, a banca e as instituições estatais e privadas de apoio à criação de empresas, tal como as novas tecnologias. Nesta área, lançaremos um novo conceito ainda não existente em Angola, as Startups virtuais. Se o objectivo for a busca de novos negócios teremos empresas à procura de parceiros. Tentámos criar um espaço de oferta e de procura para que o visitante entre com dúvidas e saia esclarecido.
Quais são as principais mais-valias desta iniciativa?
Criação de oportunidades de novos negócios, oportunidades de emprego, sensibilização para a necessidade de formação e qualificação e a aposta na capacitação empresarial.
Como é feita a inscrição no evento e qual o custo por pessoa?
A inscrição para expositores ou patrocinadores pode ser feita através do site www.loc-angola.com onde constam os links para os boletins de inscrição ou solicitando informação para [email protected]
Serão distribuídos cerca de 30 000 convites mas as entradas são controladas por um valor simbólico de bilheteira, 500 KZAS, ou seja, 5 USD.
Como se pode participar nas conferências e workshops?
Os workshops são gratuitos, no entanto, para o ciclo de workshops sobre empreendedorismo, é necessária a inscrição para o email acima referido, pois consiste numa acção de formação estruturada, com princípio, meio e fim, que dará direito a um certificado de participação. A Conferência sobre Liderança, Inovação e Internacionalização dará início às acções integradas no envento e terá lugar no dia 15 de Março, no Hotel Continental. Com participações limitadas, é a única que requer um valor de inscrição.
Sendo a Feira do Empreendedorismo e Inovação uma estreia, quais são as expectativas para este evento?
As expectativas são muito boas, temos tido muito apoio por parte do Executivo e uma boa adesão por parte das empresas. É um evento para continuar, inclusive para ser organizado nas províncias.