PTfranchising.com
Entrevistas

Feira do Empreendedor 2016: Entrevista a João Rafael Koehler, Presidente da ANJE.

03-10-2016

A Feira do Empreendedor muda-se para a ANJE. O que mudou para esta 19ª edição?

O aniversário que cumprimos este ano tem particular simbolismo para a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Nesse sentido, não poderíamos perder a oportunidade de recriar um ecossistema de empreendedorismo na nossa Sede Nacional neste terceiro ato comemorativo dos 30 anos da Associação. Abrimos então as portas da Feira do Empreendedor mais cedo do que habitualmente (costuma realizar-se em meados de Novembro), nos dias 6,7 e 8 de outubro, capitalizando as sinergias geradas pelo programa dos Estados Gerais do Empreendedorismo, evento multidisciplinar que decorrerá entre os dias 3 e 8 de outubro.

A Feira do Empreendedor reinventa-se, então, ao invadir espaços interiores e exteriores da Sede Nacional da Associação e chamando especialistas, investidores, mentores, coachers e fazedores para três jornadas dedicadas à prática empreendedora. Na vertente expositiva, a Startup Village acolherá quase meia centena das mais inovadoras startups nacionais, enquanto o EntrepreneurShowcase reunirá pequenos negócios, projetos de autoemprego e outros projetos de empreendedorismo mais abrangentes.

No leque de ações âncora previstas no programa integrado da Feira do Empreendedordestaco a tríade de Masterclasses temáticas, os seis workshops técnico-práticos “Meet-a-Pro”, o Business RunnersDinner, o Fix Up PeerGroup e a sessão de investimento Startup Invest.

 

A Feira do Empreendedor tem intensificado a aposta em ações vocacionadas para startups. Quais os benefícios que este público pode retirar do certame?

Nesta edição vincamos a aposta no mentoring, aceleração, inovação, tecnologia e formação e no acesso facilitado ao financiamento para desenhar um programa que ultrapassa a vertente expositiva, e capacita empreendedores para a criação, expansão e capitalização de negócios, independentemente do setor de atividade. Além da visibilidade conferida pela presença na Startup Village, acreditamos que os fazedores podem aproveitar a participação na Feira do Empreendedor para recolher importantes insights naquelas áreas estratégicas cruciais.

As Masterclassesconstituem um exemplo que materializa este desígnio basilar, ao viabilizarem o contacto entre empreendedores e um núcleo de reputados especialistas, mentores e investidoresdo panoramainternacional. Contudo, mais do que o know-howabsorvido durante as sessões expositivas no auditório da ANJE, os promotores das startups poderão capitalizar as officehours(e one-to-one meetings) previstas com cada um dos especialistas referidos para otimizar modelos de negócios, obter esclarecimentos e catapultar os seus negócios para outros patamares competitivos.Em suma, para o desejado Scale Up.

 

Conte-nos mais sobre a agenda das Masterclasses temáticas e dos Workshops técnico-práticos “Meet a Pro”.

As Masterclasses temáticas terão lugar no agora renovado Auditório da ANJE, epropõem a reflexão sobre temas de importância estratégica para as startups, distinguindo-se pela abordagem diferenciadora e prática das matérias. A sessão inaugural está prevista para o dia 6 de outubro, entre as 14h30 e as 16h00, e abordará o tema “Innovationisnotanoption”. Camilla Andersson (mentora e investidora na área de Tecnologia dos Media), JemieSaeKoo (co-chair da UCLA Women in Technology) e Tiago Venda Morgado (fundador e CEO da EGG Electronics) vão partilhar exemplos práticos e reveladores da importância da inovação para garantir a diferenciação positiva e a progressão no mercado.

No dia seguinte (7 de outubro), entre as 16h45 e as 18h15,serão outros os protagonistas. Convidamos oAndrew Wong (fundador e CEO da MAD Incubator), oBryanMenell (cofundador/mentor do Capital Factory) e o Tiago Martins (fundador e CEO da Codeplace) a subirem ao palco para discutirem o tema"Why, whereandwhenaccelerate?". O objetivo é capitalizar a experiência dos três oradores na aceleração em ecossistemas de empreendedorismo e ambientes distintos, mais especificamente Ásia, Europa e América do Norte. Os três especialistas partirão então das suas vivências para partilhar dicas, na primeira pessoa, para a aceleração bem-sucedida de startups.

A última Masterclass (dia 8 de outubro, entre as 14h30 e as 16h00) terá o capital como foco de reflexão e está subordinada ao tema “Thegood (andbad) ofcarrying cash”. William Kilmer (investidor de capital de risco na indústria high-tech), Jenny Q. Ta (fundadora e CEO da Sqeeqee) e João Barros (fundador e CEO da Veniam´Works)vão identificar boas práticas de gestão do capital e técnicas que aproximam as startups da captação de investimento.

A aposta nos Workshops “Meet a Pro”, por sua vez, é justificada pela grande importância que estas sessões podem assumir para empreendedores, quadros especializados, jovens à procura de emprego e gestores, na medida em que pretendemos conferir respostas para problemas concretos sentidos na rotina empresarial. Marketing digital, competências relacionais, criação de negócios, proteção intelectual e industrial e designthinking serão algumas das matérias em foco nestas seis sessões distribuídas pelos dias 6,7 e 8 de outubro. 

 

A Feira do Empreendedor será também o palco do FixUpPeerGroup e de outras atividades complementares de networking. O que podem estas ações oferecer aos participantes?

O FixUpPeerGroup é uma iniciativa que corporiza a intervenção da Feira do Empreendedor no apoio direto à resolução dos problemas diários das startups. O conceito dinamizado pela ANJE em parceria com a CEO World, startup cujo core business é a organização de “peergroups” multiculturais, reúne CEO de startups nacionais e internacionais e especialistas convidados para debater problemas e desafios comuns entre os líderes de negócios.

Em matéria de networking, a Feira do Empreendedor confere múltiplas oportunidades e assumimos claramente o objetivo de fomentar redes interpessoais e interempresariais, que permitam estreitar relações entre promotores de startups, empresários com um percurso consolidado no mercado e investidores. O Informal Business Drinks e o Business RunnersDinner (dia 6 de outubro) são duas ações enquadradas no programa de ações paralelas do certame desenhadas com o propósito de fomentar sinergias e potenciar a deteção de potenciais oportunidades de negócio.

O Informal Business Drinks reunirá, entre as 18h30 e as 20h00, empresários associados da ANJE e das Câmaras de Comércio Luso-Britânica, Alemã, Belga-Luxemburguesa, Luso-Colombiana, Portugal-Peru e Portugal-Holanda num encontro informal que terá o rio Douro como pano de fundo. O Business RunnersDinner dará continuidade às ligações e sinergias com um jantar volante que juntará expositores, empreendedores e especialistas num momento ideal para encontrar novos parceiros de negócios ou expandir a carteira de clientes.