PTfranchising.com
Dicas Franchisado

Dicas para iniciar o seu negócio em Franchising:

1º Passo

A Decisão de ser franchisado, de se tornar empreendedor.

É muito importante que você promova uma auto avaliação para poder medir as suas hipóteses de sucesso no mundo empresarial.O que torna uma pessoa apta a ser um empreendedor de sucesso são suas características pessoais. A qualidade do que você faz começa em você mesmo, sendo assim, antes de qualquer decisão sobre em que empreender, é essencial responder, com total sinceridade algumas questões importantes, como as que se seguem:

  • O capital que possuo é suficiente para abrir o negócio, e ainda permite que eu me mantenha até que a empresa comece a render seus frutos?
  • Tenho estabilidade emocional para correr todos os riscos inerentes ao mundo dos negócios?
  • Estou disposto a trabalhar mais de oito horas por dia e em todos os dias da semana, se necessário?
  • Como tenho lidado até hoje com os obstáculos que a vida oferece? Com paciência e determinação?
  • Conheço bem todas as minhas limitações?
  • Sou suficientemente meticuloso e bem disciplinado para cumprir regras e métodos de trabalho?

Cabe aqui mais uma infinidade de outras perguntas que o ajudariam a avaliar o seu perfil empreendedor. Não pare por aqui, reflicta muito. Iniciado o voo no mundo dos negócios, qualquer situação pode significar queda, por isto, seu destino, seus objectivos têm que estar bem claros.

2º Passo

Entender o que é uma franquia.

Os franchisings, como todos os negócios têm seus riscos. A diferença é que os riscos são menores. Alguém percorreu o caminho antes, errou, ajustou, acertou, fez e faz sucesso. Você já não tem mais nada que inventar, tem que seguir as regras, as suas acções no franchising poderão ser bem mais preventivas que correctivas – basta escolher uma franquia de formato correcto e com boa estrutura de suporte à rede.

3º Passo

Informe-se sobre o funcionamento do franchising.

Neste portal poderá encontrar tudo aquilo que precisa saber. E leia atentamente. É fácil!!

4º Passo

A escolha do sector de actividade.

Aqui apresentamos 18 segmentos de negócios, alguns desses com vários ramos de actividade.

Escolha o segmento de negócio em que você tem maior aptidão para trabalhar. Exactamente aquele em que você tem maior identidade e prazer de trabalhar, assim, terá muito mais motivação para se dedicar inteiramente ao negócio, com persistência e determinação.

5º Passo

Verifique as fichas técnicas dos franchisings que você escolheu.

Se alguns dos franchisings escolhidos não tiverem a ficha técnica neste portal entre em contacto através do telefone ou fax disponibilizado.

Verifique também os sites dos franchisings escolhidos (Verifique nas fichas técnicas).

No primeiro momento, visitando os franchisings pela Internet você forma um boa ideia dos produtos, serviços e assistência do franchisador.

Este é o processo mais rápido de obter as informações básicas do negócio.

Se as informações importantes do franchising não estiverem disponíveis, entre em contacto, peça mais informação detalhada.

Desta forma você está a iniciar um processo de selecção de franchisings.

Cuidado: Não se deixe impressionar por sites encantadores. Neste momento o que se quer são informações claras, precisas e honestas.

6º Passo

Contacte o franchising.

Entre em contacto com o franchising, deixe seu e-mail, faça as suas perguntas, não se preocupe, você não vai comprar um franchising pela Internet, e muito menos, ninguém irá lhe vender um franchising assim.

Na prática, o que você fará através da Internet é uma verificação do atendimento, da organização da empresa franchisadora e da seriedade com a qual ela trata cada um dos candidatos. Enfim, você vai conhecer o profissionalismo digital do franchising em questão.

O processo de selecção de um franchising exige calma. Não se compra franchisings por impulso. Por outro lado, fuja da pressão que poderá ser sujeito por parte do departamento comercial do franchisador.

7º Passo

Analise cada proposta de franchising.

Após receber pela Internet ou pelo correio todas as informações, separe as franquias que se encaixam dentro de sua disponibilidade de investimento.

Analise cada negócio, porém, entenda que cada franchisador tem a sua própria forma de apresentar as informações.

8º Passo

Preencha os questionários do franchising escolhido.

Junto com as primeiras informações sobre a franquia, muitos franchisadores enviam questionários de pré-qualificação. Faz parte do processo, o franchisador querer conhecer mais as pessoas que se candidatam ao seu franchising.

Assim, demonstrando o seu interesse pelo negócio, responda aos questionários disponibilizados no site, ou enviados pelo correio.

Cumprido este pressuposto, você torna-se apto para ter acesso ao dossier de informação do franchising e ao manual de procedimentos.

O mais provável é que somente depois que você tirar todas as suas possíveis dúvidas sobre a operação de franquia, é que você venha a receber a minuta de contrato de franquia.

9º Passo

Analise o dossier de informação e o manual de procedimentos.

Outro importante momento do processo de selecção da franquia é quando você começa a analisar o dossier de informação e o manual de procedimentos.

A grande sabedoria é saber espelhar tudo aquilo que lhe foi apresentado e dito com o que está escrito no contrato de franquia. Fique muito atento porque pode vir a ter surpresas.

Na dúvida, procure auxílio junto dos melhores consultores de franchising. Neste portal poderá entrar em contacto com eles através da consultoria on-line.

10º Passo

Analise profundamente o negócio – esta é a melhor maneira de conquistar tranquilidade.

Analise bem:

  • O estudo de viabilidade financeira
  • Se as necessidades do franchising são compatíveis com a localidade em que pretende instalar sua unidade franchisada.
  • Sistema de fornecimento e apoio ao franchisado.
  • Transferência de Know-how: é por isto que se entra no Franchising, então certifique-se dos programas de formação e pós-formação. Verifique as formas de trabalho (franchising não é só manual de procedimentos e contrato). Procure os elementos que integrarão a equipa de trabalho.
  • Verifique como funciona o marketing da rede ? Este é que vai dar força à marca
  • Preocupe-se em conhecer o a forma de gestão da unidade própria. O estilo de gestão é fundamental para o sucesso.

11º Passo

Informe-se junto dos franchisados da rede.

Você está seguro de que tudo o que lhe foi apresentado e falado pelo franchisador é suficiente para que você decida-se pela franquia?

Mesmo que esteja, o trabalho continua. É hora de visitar todos os franchisados da rede para certificar-se de que o negócio é um sucesso.

De entre as tantas perguntas que você pode formular, não se esqueça desta: você compraria este franchising novamente?

Você deve reflectir sobre cada resposta.

Se as respostas forem sim, você possivelmente está diante de um boa oportunidade de negócio.

12º Passo

Faça um revisão geral deste Passo a Passo.

Olhe para o seu perfil

Verifique a capacidade de investimento e a reserva financeira

Você obteve todas as informações do franchising e do franchisador?

Visitou a sede da empresa?

Visitou ou conversou com todos os franchisados?

Você está seguro?

Se Sim - Boa sorte. Você está a iniciar um novo projecto de vida.