PTfranchising.com
Artigos sobre Franchising

Franchising de produtos tradicionais

Os empreendedores Portugueses têm atualmente uma grande oportunidade de desenvolverem conceitos de produtos tracionais e com expansão em Franchising. São ainda em número reduzido as marcas e conceitos existentes, baseados em produtos típicos.  

Há alguns anos atrás um ministro da economia, foi muito criticado por ter referido que Portugal devia expandir em franchising os pasteis de nata e outros produtos típicos, tal como a McDonalds o fez por exemplo nos EUA. Talvez a forma como este ministro expôs o tema não tenha sido a mais feliz, mas a essência estava correta pois Portugal tem dos melhores produtos do mundo e o importante é conseguir vende-los.

Exemplifico a seguir dois conceitos de produtos nacionais, um criado fora de Portugal e outro bem implementado no nosso país:

O caso da marca TugaBakery (www.tugabakery.com), conceito de padaria e pastelaria Portuguesa, foi desenvolvido por um empreendedor Português no Bahrein (médio oriente). O empresário, antigo piloto de aviação, abriu num país longínquo uma marca de produtos típicos Portugueses, fiel às receitas tradicionais e com colaboradores nacionais que aceitaram mudar-se para esta geografia. O sucesso desta padaria e pastelaria Portuguesa foi imediato, fazendo com que o conceito de Franchising esteja já em expansão noutros mercados fora de Portugal.

Um outro exemplo de uma marca com produtos Portugueses é a Portugália (www.portugália.pt), a qual criou o conceito “balcão” para expansão em Franchising. Aqui os famosos bifes, além de um conjunto de pratos tradicionais fazem a delícia dos clientes. Neste caso, a Portugália tem os seus restaurantes essencialmente em Portugal, pretendendo alargar fronteiras através do seu plano de expansão em franchising.

Existem outras grandes oportunidades de conceitos de produtos típicos Portugueses, para expansão em Portugal e a nível Internacional, das quais destaco:

- restaurantes de petiscos Portugueses: Tendo o nosso país uma gastronomia tão rica e tão vasta, com variadíssimos petiscos, um conceito deste tipo tem uma grande viabilidade. De referir que existem inúmeras marcas de “tapas” Espanholas, tendo os investidores aqui uma grande oportunidade de investir nos famosos petiscos Portugueses.

- lojas de “turismo”: Temos inúmeros locais turísticos, mas onde faltam lojas de produtos que os turistas apreciem e não apenas artesanato que muitas vezes não tem valor acrescentado. Estas lojas podem ter um mix de produtos típicos Portugueses, tais como vinhos, doçaria embalada, artigos revestidos a cortiça, espaço cultural com DVD’s de Fado, joalharia de viana, livros e produtos de porcelana e também serviços tais como venda de experiências, entre outros. No mesmo espaço o turista, poderá assim comprar um conjunto vasto de produtos e serviços nacionais com valor acrescentado.

- lojas de fruta e flores: cada vez mais os consumidores pretendem lojas de conveniência, que ofereçam produtos biológicos e de qualidade. Lojas de fruta ou flores com uma boa relação preço-qualidade são uma boa oportunidade, tendo em conta os excelentes produtos que temos.

Deixo deste modo, o desafio aos empreendedores para criarem modelos de negócio rentáveis e sustentados em Produtos típicos e tradicionais, valorizando assim a nossa cultura e o saber fazer.

Por Pedro Santos

Administrador Onebiz e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Franchising

[email protected]

Pedro Santos